Star Trek: 55 anos

Publicado em Hybrido.com.br

O primeiro episódio de Star Trek foi ao ar há 55 anos e desde então a franquia já tem mais de nove séries derivadas, 13 filmes, livros, games, quadrinhos… Em um mundo cada vez mais dividido, a história criada por Gene Roddenberry parece cada vez mais uma utopia: após resolver todos os conflitos da Terra, a humanidade pode olhar para o espaço e ir explorá-lo. É aí que conhecemos a USS Enterprise e sua tripulação formada por um elenco diverso.

Seguindo o dia a dia da nave, aprendi a amar um alienígena de raciocínio lógico, um capitão metido a garanhão, mas que faz tudo pela sua tripulação e um médico que acredita que o espaço é o pior lugar para um humano habitar. Nesta lista, apresento um filme de cada “geração” de Star Trek, no cinema, para você também aprender a amar a franquia:

1) Star Trek IV — A Volta para Casa (1986)

Terceiro capítulo da trilogia formada por A Ira de Khan e À Procura de Spock, o filme pode ser apreciado como uma obra sozinha e de mais fácil digestão para aqueles que chegaram agora ao universo de Star Trek. Quando a tripulação da USS Enterprise volta para a Terra, encontra uma sonda alienígena disposta a destruir o planeta por não conseguir contato com a extinta espécie de baleias jubarte. Kirk e companhia voltam no tempo e acabam parando em 1986. Lá, eles devem resgatar uma baleia e leva-la para o futuro. É um filme leve, que carrega os principais conceitos da Série Clássica, como a ciência, o trabalho em equipe e, principalmente, o senso de aventura inocente.

“A mentalidade burocrática é a única constante humana” — Leonard McCoy

2) Star Trek — Primeiro Contato (1996)

Em Primeiro Contato, acompanhamos a tripulação da segunda série de Star Trek, A Nova Geração, em uma missão de viagem no tempo, para permitir que o primeiro voo em dobra espacial seja feito e assim tenhamos contato com seres extraterrestres. Inflado com o charme de Patrick Stewart, como o Capitão Picard, e sua tripulação, o longa é considerado por muitos como um dos melhores de toda a franquia. Dividido em três tramas, acompanhamos a Entreprise sendo invadida pelos Borgs, maiores vilões de A Nova Geração. Empolgante, com ótimos efeitos especiais e uma trilha sonora incrível, o filme se aproxima das últimas produções de Star Trek, com mais elementos de ação, mas sem perder as características da franquia.

“Você quebrou as suas navezinhas” — Lily Sloane

3) Star Trek (2009)

Antes de começar a última trilogia de Star Wars, J.J. Abrams deu o pontapé incial ao reboot de Star Trek, no filme que conta os primeiros dias de Kirk, Spock, McCoy e companhia na academia espacial e na USS Entreprise. Trazendo uma trama de vingança entre Nero, líder da raça romulana, e Spock, o filme cria uma nova linha do tempo, que permite ao diretor e aos roteiristas, contar novas histórias com a tripulação, sem mudar o que foi contado na série e nos filmes clássicos. Com um elenco incrível, que consegue trazer de volta toda a alma dos originais, a produção é um filme de Star Trek turbinado, com uma ótima história, cenas de ação e efeitos especiais incríveis e que abriu as portas para mais dois filmes (e um quarto já anunciado!)

“Vida Longa e Próspera” — Spock

--

--

--

Cinema, TV e música. Cinéfilo na veia, música em todos os tempos livres e TV naquela hora do sofá.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Cinema, TV e música. Cinéfilo na veia, música em todos os tempos livres e TV naquela hora do sofá.

More from Medium

Julia’s Top 20 Metal Albums of 2021

Investigating the Death of Aaliyah

This is our twenty-third story.

Staying Tough Minded and Tender Hearted: Showing Up for Dr.