“This is America” — 16 obras para expandir o assunto

O mundo todo está falando sobre “This is America”, novo clipe e uma obra-prima de Childish Gambino, alter-ego de Donald Glover. O vídeo já tem mais de 50 milhões de visualizações em apenas três dias. E não estamos falando de um trailer esperado para um blockbuster ou o novo clipe de uma artista pop. É um vídeo de rap com referências a Jim Crow, massacres de negros, violência policial. E isso é excelente! Esse é um assunto que precisa ser debatido, precisa que as pessoas vejam o material e interpretem, troquem conhecimento e cada vez mais protestem e combatam o preconceito e a segregação.

Então que tal expandir o assunto? Existem diversas obras que abordam a questão racial mostrada em “This is America”. Separei aqui algumas para todos os gostos:

  • Malcolm X — O diretor Spike Lee traz o retrato da vida do líder afro-americano, passando por seu encarceramento, conversão ao Islã e seu assassinato. Malcolm X é um dos maiores nomes da história na luta pela igualdade e liberdade do povo negro e Denzel Washington entrega uma atuação espetacular.

E por último e talvez um dos mais importantes e marcantes:

  • Cidade de Deus — Essa é a nossa América. É o retrato de uma comunidade que foi criada para receber os nordestinos que saíram de seus estados procurando mais oportunidades no Rio de Janeiro, mas acabaram abandonados pelo estado. A história da criação da Cidade de Deus e do tráfico de drogas na comunidade acompanham o amadurecimento de personagens que tentam escapar daquela realidade e de outros que são absorvidos pela crueldade imposta pela sobrevivência nessas condições. Um trabalho espetacular, que pode ser o retrato de uma comunidade carioca, de um subúrbio da Califórnia ou de um gueto na França.

--

--

Cinema, TV e música. Cinéfilo na veia, música em todos os tempos livres e TV naquela hora do sofá.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Alexandre Almeida

Cinema, TV e música. Cinéfilo na veia, música em todos os tempos livres e TV naquela hora do sofá.